quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Jazz!

Tá, não demorei muito pra me declarar...


A intenção era manter o foco desse blog um pouco afastado do jazz. Na verdade, o foco é mais amplo. Mas não posso falar de música sem mencionar a minha paixão pelo jazz. Na minha opinião, é o gênero de música popular que mais incentiva a criação e criatividade, pois é um estilo calcado no improviso.

Desde os primórdios do jazz, nos pântanos (de New Orleans) e plantações de algodão do sul dos EUA, os intérpretes e instrumentistas improvisavam. O que é isto? Baseados na melodia (uma sucessão de intervalos sonoros organizados) e com base em sua própria criatividade espontânea, os músicos improvisavam algo novo. É o grande diferencial do jazz em relação aos outros estilos de música populares hoje.

Ao passar do tempo o improviso foi sofisticando-se cada vez mais, adquirindo mais fontes, sendo puxado de outros meios. Começou a se basear mais na harmonia do que na melodia, foi empregando cada vez mais motivos, independentes e algumas vezes até aleatórios no contexto musical original. Mas a intenção continua a mesma até hoje, não importa o quão rebuscado o estudo do improviso se tornou (e irei me aprofundar neste quesito em futuros posts), e esta intenção é simplesmente, a criatividade espontânea, vulgo, criar na hora.

O jazz para mim é especial por isso. A improvisação coletiva (um grupo de jazz é uma entidade viva, respirando e reagindo ao músico que está improvisando assim como o seu cérebro reage a estímulos nervosos no seu pé, ou na sua mão, por exemplo) bem praticada é uma explosão de energia, força, sintonia. É uma sensação sem igual.

O único problema está em identificar isso. Nossa cultura musical hoje está muito abalada pela indústria fonográfica, e pelos padrões rígidos que ela impõe á música pop. Tudo tem de ter 3 minutos e meio no máximo, deve haver guitarra, baixo, bateria e voz. Deve-se ter um refrão e dois ou três versos no máximo. E quem sabe uma ponte la no meio. Ah, não vamos nos esquecer que tudo deve ser ALTO. Seu ouvidos precisam zunir depois de ir a um show. E sem esquecer do mais importante. A música deve ser convenientemente de fundo. Ou seja, ela precisa ser blasé o suficiente para você desligar no meio.

O jazz é o oposto disto. É música crítica. É incisiva. Instigante. Não é fácil "viajar" no meio de um disco de jazz moderno. Isso incomoda. Eu sei que incomoda porque já me incomodou muito. Eu também não dava chance ao jazz. Não tinha peso. As música são longas demais! E aqueles solos que nunca acabam? Cadê o vocalista? Pois é. Temos tantas ideias préconcebidas de como precisa ser uma música que nunca paramos para escutar e tentar receber aquilo como o artista quer que recebamos. Como arte. Sem filtros. Sem moderação. Pura.

Vocês provavelmente se assustaram com esse discurso. Perdão. Já estava engasgado em mim a tempos. E se eu não me segurar, escrevo mais 4 parágrafos sobre o assunto... hehe. A verdade é que o jazz é díficil de escutar para o ouvinte casual. Mas isto é só porque o ouvinte casual não dá chance nenhuma a este estilo pois acha não gosta, sem nem ouvir a fundo. E este é outro problema. Ninguém hoje sabe ouvir a fundo. E isto é necessário pra quem escuta jazz. Escutar e ouvir. Com atenção. Tente. Não é para qualquer um, acredite.

No próximo cápitulo deste blog, adentrarei mais na arte de escutar, e tentarei explicar alguns elementos básicos que compôe qualquer obra musical seja ela erudita, jazz, punk, metal, dance ou axé. É interessante o ouvinte saber isso, pois ajudará a dar outro escopo a dita cuja, "arte" de escutar.

Bom, por hoje é só, meus pequenos gafanhotos musicais. Vou, mas deixo com vocês esta recomendação. Escutem-no, a personificação/personagem mais identificável do e com o jazz. Miles Davis. É um começo. Foi o meu.


Disco recomendado:

Miles Davis - Kind of Blue (1959)


2 comentários:

  1. Antonio,hoje foi a primeira vez que entrei no seu blog,ADOREI!! Não deixe de escrever enquanto estiver viajando,vai ser uma delicia acompanhar suas aventuras em N.Y. ou Boston,na Universidade de Musica...com fotos,please!!!!!vou acompanhar e tenho certeza de que todos que fizerem o mesmo vão aproveitar suas dicas e estorias. bjs. com amor. Neza.

    ResponderExcluir