quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Os Elementos da música: Ritmo!

Olá, jovens mentes sedentas de informação e cultura!

Prometi ontem que iria falar sobre os elementos que compõe a música, não importa de qual estilo ou época ela seja. Vou tentar ser breve (o que não consegui fazer ontem, hehe) e conciso, e o mais explicativo possível. Lembrem-se que isto é tudo para um apreciar mais profundo e significante da música.

Elementos que compõe a música:

1. Ritmo
2. Melodia
3. Harmonia

A combinação destes três elementos é o que transforma uma serie de sons e frequencias aleatórias em música. Os 3 elementos são essenciais na maioria dos estilos musicais, porém alguns são essenciais em todos.

O ritmo é o primeiro e mais importante. Simplesmente não existe música sem ritmo. É o elemento mais essencial para a organização dos sons.

A definição de ritmo seria algo assim (parafraseando o Áurelio): Um agrupamento dos valores (de tempo) em um dado espaço temporal. Em português; é basicamente a variação de tempo dos sons. Já que não podemos nos livrar do tempo em si, também nunca estaremos livre do ritmo. É o elemento mais primal da música.

Sabendo disto podemos elaborar um pouco mais sobre o ritmo na música ocidental. Nosso sistema rítmico é baseado na divisão. Isso, pequenos gafanhotos, divisão. Matemática. Sim, e eu que achei que tinha fugido da matemática quando fui estudar música...

De qualquer forma, no sistema ocidental, nós dividimos o tempo em que um som, ou vários sons, se propagam, em várias subdivisões. Por exemplo: cante uma nota qualquer, daí bata seu pé direito no chão repetidamente em intervalos constantes. Você está marcando um tempo. Agora bata o seu pé esquerdo exatamente no meio das batidas do seu pé direito. Agora você está subdividindo este mesmo tempo!

Exemplo esdrúxulo com figurinhas toscas:

Um Som sem marcação do tempo:

------------------------------------>

com a marcação:

------------------------------------->
| | | |

(imagine estes traços verticais como batidas do pé)

com a subdivisão do tempo:

--------------------------------------->
| e | e | e | e


Agora pense que damos números a essas batidas, e que esse som está se repetindo e criando ciclos a cada 4 batidas do pé direito (a marcação!).

----------------------------------------->
1 e 2 e 3 e 4 e


Sim, criamos um ciclo rítmico de 4. Ou seja, depois do último 4 voltamos ao 1, e começamos tudo de novo! Taí. O ciclo rítmico (conhecido na música como compasso) mais usado no ocidente. É assim que organizamos nossos sons no ocidente. Assim como 4, isto pode ser feito com 5, 6, 7, 9, 13. E podemos subdividir ainda mais do que só uma vez.

Sempre que vocês escutarem uma música no rádio, tentem contar o ritmo. Marquem com pés. Identifiquem o ciclo rítmico, o compasso que está sendo usado. Como eu já disse, no Pop/Rock e na maioria da música ocidental, os compassos em 4 são predominantes. Tentem achar por si mesmos os compassos e contar os tempos. Daí vocês vão ver como os sons se encaixam dentro deste ciclo. O mais importante é tentar descobrir aonde a idéia musical se repete. Música é repetição!

No próximo cápitulo desta novela sonora, tentarei adentrar um pouco mais no ritmo, em como aplicar mais a fundo o que expliquei hoje, e talvez, quem sabe, adentrar um pouco nos outros e fantásticos elementos da nossa querida e bela música.

Disco Do Dia:



The Beatles - Let it Be


























Dica: Tentem aplicar as técnicas identificadoras de ritmo neste disco. É bom para começar ;)

9 comentários:

  1. Olá Antônio

    Adorei seu comentário no blog.
    Fico feliz em saber que te inspirei em escrever.
    Seus posts trarão muita sabedoria e conhecimento para todas as pessoas.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Antonio...
    juro q nao foi plágio... só agora descubri teu blog fazendo uma busca no Google...
    seu blog tem o mesmo nome q o meu:
    Tudo é Música, a diferença é no endereço e nas datas... vc começou em janeiro, eu em fevereiro...hehe
    Até mais!!
    http://tudoehmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ola acho muito interesante esse lançe de musica a disculpa oiiii antonio então continuando eu estudo musica e sei tocar flauta eu acho muito divertido desculpa ñ me apresentar meu nome é aline então eu estava entrando neese site por q u estou fazendo uma pesquisa sobre os elementos como eu começei agora eu ñ sei muito sobre musica thau até mais!!! outro dia qualquer eu escrevo mais por q hoje o tempo taa corrido thau...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ola meu blog é sobre Musica tambem caso vc queira fazer parceria ajudaria muito (:
    http://www.music-planet2012.blogspot.com
    entre la e deiche seu comentario de afirmacao nas mais recentes postagens OBG!

    ResponderExcluir
  6. Cadê o próximo? Quero saber mais!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana, parabéns pelo post. Aguardo sua visita tbm!

    http://wwwblogdemo-danicio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi o meu nome é Júlia Carpena de Aguiar muito bom

    ResponderExcluir